• Um mundo de informações


    Estava usando meu tablet para ler uma revista e parei para pensar como antes teria que fazer para obter a mesma informação. No mínimo provavelmente teria que ir a banca de revista, verificar disponibilidade e comprar-la. Isso parece coisa do passado né? Hoje com o acesso que temos a informação pela internet, só o fato de estar lendo uma revista parece antigo, pois já estamos acostumados a ler conteúdo em sites especializados ou de notícias. Mas qual a qualidade ou profundidade que estamos conseguindo com essas fontes?

    Eu particularmente estou cansado de textões no facebook, onde temos pseudoespecialistas que só falam bobagens (vulgo merda), indo na onda de redes e grupos com um posicionamento radical com o conhecimento amplo como oceano e profundo como um pires, só para terem algum tipo de reconhecimento ou visualizações (são uns carentes). Acho que estou precisando de um iogurte activista...

    Mas vamos falar de coisas úteis e algumas fontes de informação que eu estou usando bastante esses últimos tempos que eu acho que são uteis:

    1 - Podcasts
    Sim, estou usando bastante podcasts! É uma ótima maneira de você se informar quando está em transito. Sempre escuto quando estou no dirigindo ou no fone de ouvido quando estou pegando metrô. Pra quem não sabe e não conhece, podcasts são programas que você pode ouvir no celular através de aplicativos ou pelo computador. É diferente de rádio pois você acompanha um grupo específico e escuta na hora que quiser, não se prende a horários. Os podcasts que tenhos mais escuto ultimamente são:

    - Nerdcast: podcast do grupo Jovem Nerd. Por favor, não me venham com preconceito por causa do nome "nerd". Esse simplesmente é o podcast número 1 do Brasil. Comenta sobre diversos assuntos, não somente coisas nerds, como também sobre empreendedorismo, tecnologia, viagens e política. É uma ótima pedida.

    - GVCast: também conhecido como Geração de Valor, conheci pela série Empreendedorismo do Nerdcast. O host Flávio Augusto (considerado o maior empreendedor brasileiro) dá dicas sobre empreendedorismo de uma forma bem descontraída e divertida, mas não tirando a seriedade do assunto. Não vou mentir que devo a esse programa a alimentação da minha gana de querer mudar, criar minha própria empresa e sair da mesmice, pois de acordo com o que o própria Flávio fala, entre a faca e o queijo, eu fico com a fome.

    - 99Vidas: podcast onde o assunto é nostalgia. Sim, esse é meu podcast para me divertir, relembrando de coisas engraçadas da infância, joguinhos e afins.

    2 - Revistas (assinaturas digitais)
    Não consigo mais comprar revistas especializadas em banca, é muito mais cômodo fazer uma assinatura digital. Semanalmente eu recebo um e-mail avisando que está disponível a revista, basta só eu baixar, sem precisar de muito esforço. A última assinatura que fiz foi da Techne, revista especializada em construção. Já havia feito a assinatura dela para me entregarem fisicamente as revistas, mas elas só acumulavam num canto aqui em casa pois quase não fico em casa. Agora posso ler no tablet ou celular, ajudando muito pois leio aonde consigo. E por favor gente, parem de ler aquela "grande revista" da Editora Abril, pois veja (oi? ops...) , aquilo ta pior que coluna social do Amaury Júnior.

    3 - Youtube
    Sim, ainda existe muito conteúdo bom no youtube para se informar, basta saber procurar e saber se as informações ali transmitidas são de fontes confiáveis. Eu particularmente só tenho usando o youtube para diversão ou para informações de pouco relevância, pois ando desconfiando muito da origem dessas informações. Talvez um que tenha informações muitos boas que eu possa falar seria o canal Nerdologia, pois além de falar de coisas nerds (olha o preconceito!), também fala sobre história, ciência, biologia, etc, e é bem embasado, mostrando quais fontes utilizadas! Não é todo canal que faz isso!

    4 - Livros
    As enciclopédias morreram, mas os livros nunca vão sair das nossas vidas, então pare de ler microblogs inúteis (inclusive esse hauhuahua não! continue aqui por favor :D) e procure estudar e ler um bom livro. Felizmente ou infelizmente e-books (livros digitais) não vão tomar esse mercado, mas ainda utilizo bastante. No meu trabalho de conclusão de curso da minha pós em Gestão de Projetos utilizei bastante e-books disponíveis de graça pela internet. Então não tem desculpa para conseguir boas informações!

    5 - Redes Sociais (esgoto da humanidade)
    Na verdade, esse aqui não é útil, mas é útil saber que é inútil, sacou? Já falei que acho o Facebook como o "esgoto da humanidade"? Pois é, então não vejo nada de importante no Facebook. Talvez o Twitter, pois acredito que as pessoas tenham que ter um pouco de inteligência para escrever em poucos caracteres (não é o meu caso) e acho uma rede social muito divertida ainda. No geral, redes sociais não são boas fontes de informação.

    Acho que o mais importante de tudo são as fontes e a profundidade que queremos da informação. Não sejamos uns manipulados ou papagaios que saem falando qualquer coisa por aí só porque "todo mundo" fala. Analise esse "todo mundo", talvez seja um pequeno grupo barulhento que não sabe do que está falando e você fica repetindo sem ter noção do que está falando. Aprenda a ler e se informar sobre o assunto, aprofunde esse pires.
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário