• Mudanças


    Você gosta de mudanças?

    Tem gente que não consegue ficar quieto em um lugar, querem lidar com situações diferentes todos os dias, outros não conseguem nem se ver em um lugar diferente ou fazer coisas fora do ordinário. Ultimamente tenho pensado muito nisso, principalmente pela minha situação que estou passando que vou compartilhar um pouco.

    Estamos vivendo um momento de incertezas hoje. A famosa crise que está puxando o freio de mão do país está afetando a todos nós. E o que eu faço para melhorar isso? Eu peço demissão da empresa que trabalho! Sim! Pedi demissão da empresa que trabalho nesse momento de crise e incertezas. Será que estou louco? Acho que profissionalmente eu já cometi várias loucuras. Vamos para um pouco de história, da minha história:

    1- Durante o período da faculdade tive oportunidade de abrir minha empresa com um amigo, hoje esse meu amigo está muito bem obrigado e eu chupei dedo. Eu, como a minha família, tive medo da mudança e fiquei estagnado. Ponto para o medo, yeah! #sqn

    2- Surgiu uma oportunidade diferente, logo próximo a minha formatura da faculdade fui convidado a trabalhar em São Paulo. Claro, sendo o clichê que eu sou, pensei que iria me dar bem, ganhar bem, me sentir satisfeito e feliz. Mas a vida... a vida é uma caixinha de surpresas (bem Joseph Klimber). E o que aconteceu? Só conhecia saldo negativo na minha conta bancária.

    Ok, pobre é uma m... Continuando.

    3- Então, aparece-me uma nova possibilidade de trabalhar numa empresa de consultoria multinacional, super conceituada (só soube disse depois que entrei na empresa, mas tudo bem), onde iria viajar e conhecer outro mercado, e ainda com salário um pouquinho melhor. Mais uma mudança radical de vida. Vamos nessa que é bom a beça, pagando ta tudo certo.

    O primeiro ano foi bem "tranquilo". Segundo ano passei em tanto buraco (entendam como quiser) que eu pensei que nunca saberia o que é ter uma casa num ponto fixo do mapa novamente. Terceiro ano foi pensando no que fazer da vida, que vida de caixeiro viajante é bom pra quem vê, não pra quem vive (sabe aquela história que a grama do vizinho sempre é mais verde, acho que esse ditado é a verdade maior da vida).

    4- E agora chegamos ao início do fim, ou o fim do início, sei lá.

    CRISE!

    Ta todo mundo ferrado, corrupção pra tudo que é lado, eu mesmo investiguei um monte. Gente sendo demitida, taxa de desemprego aumentando, crise na industria da construção, enfim. Mas é na crise que surgem as novas e boas oportunidades. Para aproveitar o momento temos que estar preparado para grandes mudanças.

    Lá em casa eu vim de uma "escola" que busca a estabilidade, sabe? Concurso público, emprego fixo pra vida toda, esse tipo de coisa. Mas já perceberam como o mercado mudou muito? As mudanças não param e esse tipo de pensamento mudou muito. Claro que queremos estabilidade, mas acho que o conceito de estabilidade mudou. Passamos pela geração do Baby Boom, X, Y, Z (Pokemon? Quem joga sabe do que estou falando) e sei lá qual letra vem depois. As mentalidades mudaram muito dentre as gerações. A próxima deve ter um reboot que nem nos filmes da Marvel/DC e começar do A.

    E o que fazer perante tantas mudanças? Não só de mercado como de mentalidade das pessoas? Pela pouca experiência que tive posso falar o seguinte: as mudanças são inevitáveis, só temos que estar preparados para aceitar, mitigar ou negar o que chega até nós. Acredito também que com a maturidade e experiência passamos a identificar melhor o que fazer e controlar melhor nossas ações.

    Hoje recebi uma ótima oportunidade de abrir minha empresa (lembra da história número 1 desse post? Pois é, demorei mas cheguei, com outro amigo/sócio mas tudo bem), e sim, na crise! Não demoro para postar coisas da empresa por aqui. Calma que já abro o jogo pra todo mundo.

    Aaa, e outra coisa, também voltarei a minha terra! Cansei de São Paulo! Sem preconceitos, amo São Paulo tanto quanto qualquer um, e todos os amigos que criei aqui na terra da garoa, mas São Paulo agora só para passeio. Morar só pra quem nasceu aqui pra aguentar ficar mais de 4 horas do dia só em trânsito. Sim, mais de 4 FUCKING HOURS dentro de um carro na marginal ou espremido que nem sardinha no trem/metrô!

    Também estarei assumindo a coordenação dos cursos de engenharia de uma faculdade (parabéns pra você que sempre falou que eu tinha esse perfil acadêmico, o clube da aumentando e eu estou quase acreditando nisso).

    Estamos em crise e ainda sim surgem ótimas oportunidades, só temos que estar dispostos a mudar, aceitar e balancear o que pode ser bom ou ruim. Não tenha medo de mudar, ficar acomodado é um dos piores defeitos que temos no mercado atual pois o mundo não vai parar pra você. Para de ficar na mediocridade, saia da média e mire mais alto.
  • You might also like

    Um comentário:

    1. É isso ai Thiago!! Apoio total pra sua decisão. Tanto em termos de qualidade de vida, sair do transito, loucura de SP como também voltar para casa que é sempre bom!
      Não só de dinheiro vivemos.
      Sucesso!!

      ResponderExcluir